Quais os prejuízos causados pela falta de um dente

A questão estética desponta como principal preocupação daqueles que perdem um dente. Os dentistas alertam, entretanto, que os problemas de saúde gerados por essa perda podem ser muito maiores e devem ser alvo principal da atenção dos pacientes.

Para muitas pessoas a extração de um dente cariado pode parecer uma solução rápida e uma economia de tempo e dinheiro. Pesquisas indicam que mais de 80% dos brasileiros optam pela retirada para solucionar problemas simples – como a cárie – e desconhecem as consequências negativas que esta prática pode causar à mastigação e articulação. Muitos perdem os dentes devido a doença periodontal.

A falta de um dente leva o organismo a mastigar do lado oposto, provocando desequilíbrio mastigatório, o que sobrecarrega a articulação, tecidos de suporte (osso e gengiva) e os dentes remanescentes. A distribuição errada das forças traumatiza os dentes restantes, principalmente os vizinhos ao local da extração. Isso pode acarretar uma perda vertical de gengiva, fraturas espontâneas da camada de esmalte mais próxima à raiz (lesão por abfração) e perdas ósseas irreversíveis. A redução na altura e espessura do osso residual dificulta sensivelmente a colocação implantes, além de aumentar o custo do tratamento. Considere a opção de fazer um implante dentário.

Zemanta Related Posts Thumbnail

Atenção à perda precoce do dente de leite!

Os dentes de leite auxiliam na alimentação da criança, no desenvolvimento da fala, no desenvolvimento dos ossos da face, na estética, e consequentemente, na sociabilização dessa criança. Alem disso, mantém o espaço para os dentes permanentes nascerem. Devido à importância do dente de leite, a perda precoce pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Para indicar a extração de um dente comprometido, o dentista deve avaliar uma série de fatores e só então tomar a decisão. Em alguns casos pode-se indicar um tratamento de canal e até próteses, visando manter o dente de leite por mais um período, para minimizar os problemas decorrentes da perda precoce.

Assim, a decisão de remover ou tratar um dente comprometido, não pode ser simplesmente baseada na condição financeira momentânea. Um dentista profissional que trabalha de forma ética pensará no bem estar imediato e futuro do paciente. Para isso, a opção de escolha deve ser sempre a permanência do dente, quando possível.

 

Fonte: http://br.mulher.yahoo.com


Sobre o Autor:  A equipe do site Só Implante dentário é formada por profissionais de Odontologia e nosso intuito é trazer o que há de mais moderno e atual em uma linguagem fácil de ser entendida por você paciente. Não possuímos e nem indicamos nenhum profissional em qualquer Estado do Brasil. Nosso intuito é difundir a informação. Leia mais textos do Autor



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/soimp587/public_html/soimplantedentario/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273