Reabilitação Protética sobre implantes

Quais os tipos de próteses sobre implantes e qual o mais adequado para cada paciente?

O paciente chega ao dentista e procura um tratamento de implantes dentários. Na verdade o que realmente procura é o produto final deste tratamento, ou seja, sua reabilitação protética.

Afinal, qual seria a melhor prótese sobre os implantes, qual é a mais estética, mais funcional, que possibilite a melhor mastigação?

Certamente, depende do caso ou condição óssea de cada paciente alem das expectativas dele. Sendo assim varia de caso para caso. Porém, de forma didática, podemos separar os tipos de reabilitação protética em basicamente quatro tipos:

  • Próteses Unitarias sobre implantes
  • Próteses Parciais Fixas sobre Implantes
  • Prótese tipo “Protocolo”
  • “Overdenture” ou sobredentadudas

Próteses Unitárias sobre Implante:

Semelhantes as coroas unitarias cimentadas aos dentes preparados, essas prótese são indicadas em casos de perdas dentais isoladas decorrentes de fraturas acidentais ou fracassos de trantamentos endodonticos (canais) de um dente ou alguns dentes intercalados. É uma excelente alternativa às próteses parciais fixas (pontes fixas). (fig.1)

Fig.1- Próteses Unitárias sobre Implante

 

Geralmente confeccionados em porcelana, as próteses unitárias sobre implantes possuem retenção através de parafuso ou cimentado por intermedio de um componente chamado “abutment” ou “munhão”. (Fig.2)

Fig.2 “abutment” ou “munhão”

Existem diferentes tipos de  “abutment” ou “munhão”, variando-se de acordo com cada fabricante de implanates. Podem ser retos ou angulados dependendo o posicionamento do implante instalado. (fig.3)

Dental-Abutment_tipos
Fig. 3 – Tipos de Abutment

 

 

Na confecção da coroa, diferentes materiais vêm sendo empregados, procurando-se cada vez mais uma melhor estética. Tradicionalmente, as chamadas coroas metalocerâmicas (Fig.4) são mais comumente utilizadas, atualmente existem opções com coroas de porcelana pura (Fig. 5) , normalmente mais estéticas.

 

metaloceramica
Fig.4 – Corôa Metalo-cerâmica (gentileza Dr. Elcio R. Miyashita)
protese ceramica_pura
Fig.5 – Coroa de Cerâmica Pura ou “metal-free” (Gentileza Dr. Elcio R. Miyashita)

 

Nos casos de Próteses Unitárias sobre implantes, a estética final do tratamento é extremamente influenciada pelo volume e formato gengival que circunda a prótese. Geralmente pode-se manipular a gengiva através de pequenas cirugias, inserção de pequena quantidade de enxerto e condicionamento gengival através de coroas provisórias para alcançar resultados estéticos favoráveis.(Fig.6)

gengiva após implante
Fig. 6 – Condicionamento Gengival (Gentileza Dr. Elcio R Miyashita)

 

Retornando a questão do inicio deste artigo: as coroas unitárias sobre implantes são estéticas e funcionais?

Sua estética é bastante favorável, desde que sejam empregados materias adequados para a confecção da coroa e condicionado de forma adequada à gengiva ao redor da coroa.
Em relação a sua função ou capacidade de mastigação, também são bastante favoráveis pelo simples fato que as forças mastigatorias não se concentrarão apenas sobre a coroa do implante, e sim se espalharão conjuntamente com os dentes remanescentes do paciente.

Caso reste alguma dúvida, deixe um comentário e procuraremos responder o mais breve possivel.

 


Sobre o Autor:  A equipe do site Só Implante dentário é formada por profissionais de Odontologia e nosso intuito é trazer o que há de mais moderno e atual em uma linguagem fácil de ser entendida por você paciente. Não possuímos e nem indicamos nenhum profissional em qualquer Estado do Brasil. Nosso intuito é difundir a informação. Leia mais textos do Autor



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/soimp587/public_html/soimplantedentario/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273