Dor de cabeça e a falta de dentes

A perda de um só dente pode provocar uma alteração na articulação da mandíbula e acarretar a cefaléia, entre outros problemas

A falta dos dentes e a mordida desalinhada ou cruzada, chamada pelos especialistas de maloclusão, são fatores de risco para a

Falta de dentes pode provocar dor de dentes!

ATM (Articulação Têmporo-Mandibular). Essa articulação é responsável por todas as funções responsáveis pela abertura da boca, e abrange ligamentos, músculos da mastigação, ossos do maxilar e da mandíbula, dentes e outras estruturas.

Todos estes itens formam um conjunto que se não funcionar adequadamente, podem ocorrer sensação de pressão na região dos ouvidos ou queixo, dores de cabeça, dificuldade em abrir a boca ou ao mastigar alimentos, cansaço na face ao acordar e estalos ao abrir a boca.

Além do problema dentário, outros hábitos comuns estão relacionados à disfunção, como apertar os dentes ou rangê-los (bruxismo), morder objetos, roer unhas, ficar com postura incorreta da cabeça a posicionando para frente. A perda de um só dente também pode provocar uma alteração nas articulações da mandíbula. Nesses casos, é fundamental que haja a reposição dentária: uma boa alternativa são os implantes dentários, para que a mordida seja feita de forma correta, sem prejuízo da articulação.

“Os implantes dentários são próteses fixas e funcionam de forma semelhante aos dentes naturais, proporcionando uma boa mastigação, aparência saudável e fácil higienização. O implante dentario é realizado na gengiva por meio de pinos de titânio, distribuídos no osso maxilar ou mandibular, no lugar das raízes dos dentes perdidos. Não tem contra indicação e pode ser colocado até mesmo em pacientes cardíacos ou diabéticos. Obviamente, para todos os casos, sempre após uma cuidadosa avaliação individual”, explica o cirurgião-dentista da Simplan Implante Dentário.

Por causa da variedade dos sintomas existentes da ATM, o diagnóstico preciso, às vezes, é difícil. De qualquer modo, há alguns sintomas clássicos que envolvem a mandíbula, ouvidos, cabeça, face e dentes. Os principais são: dor nas articulações, cefaléia, ruídos nas articulações como estalidos ou rangidos, dificuldade de abrir totalmente a boca por conta de contraturas musculares e calcificações articulares, dificuldade de mastigar, dor de ouvido, desgaste dos dentes, zumbidos, entre outros indícios.

Fonte:  Fundamento Comunicação Empresarial, dor de cabeça


Sobre o Autor:  A equipe do site Só Implante dentário é formada por profissionais de Odontologia e nosso intuito é trazer o que há de mais moderno e atual em uma linguagem fácil de ser entendida por você paciente. Não possuímos e nem indicamos nenhum profissional em qualquer Estado do Brasil. Nosso intuito é difundir a informação. Leia mais textos do Autor


14 Comments

  • Juliana
    6 de fevereiro de 2011 - 9:27 pm | Permalink

    Como seria uma dor de cabeça pela falta de um dente? Digo como seriam suas características?

    • Redação
      6 de fevereiro de 2011 - 9:33 pm | Permalink

      Oi Juliana, a dor de cabeça decorrente de falta de um dente, caracteriza-se por dor na região do temporal que se espalha a partir da região da atm. Confunde-se algumas vezes com enxaqueca, mas essa dor é bem localizada e caracteristica. Seus sintomas são acompanhados também por sinais de desordens na ATM. Veja outros exames como radiográficos devem ser solicitados e a anamnese e exame clínico do paciente são importantes ferramentas para o auxilio ao diagnóstico.
      att

  • mario sergio barbosa
    18 de abril de 2011 - 7:28 pm | Permalink

    Boa noite,desde dos meus 12 anos tive problemas com meu maxilar pois o mesmo tem a parta inferior para frente alem da parte superior provocando assim uma mordida fora dos padroes normais,acarretando em quebra dos dentes,e piscologicamente tbm tenho vergonha ate de sorrir coisa que vejo em outras pessoas e sinto enveja mais uma inveja boa,gostaria de saber se existe algum tratamento para este caso,pois sonho em um dia poder sorrir muito fico no aguardo.

    • Redação
      16 de outubro de 2011 - 1:02 pm | Permalink

      Sim Mario com certeza existe tratamento para seu caso, que nos parece ser um caso tipico de classe 3 que pode ser tratado ortodonticamente e em casos mais severos por cirurgia ortognatica.
      Procure um dentista e exponha suas dúvidas, ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar.
      att
      Redação

  • silvia
    6 de outubro de 2011 - 9:39 am | Permalink

    Olá.
    Tenho mordida cruzada com alguns dentes desgastos pelo seu mal encaixe e falta de alguns dentes, por isso sofro de muitas dores de cabeça, como se fosse uma grande pressão nas fontes, nuca, etc. Há pouco tempo descobri que este mal nos meus dentes também está a afectar a cervical é possível??? Qual o tratamento especifico a fazer? O que devo tratar primeiro? colocar dentes em falta, aparelho para correcção.? Me diga o que fazer é urgente

    • Redação
      16 de outubro de 2011 - 12:13 pm | Permalink

      Oi Silvia,
      a má oclusão realmente pode ocasionar um monte de problemas que as vezes não parecem ter nada a ver com dentes…
      Nestes casos o correto é partir para uma reabilitaçao que vai desde a colocaçao de implantes, aparelhos ortodonticos e confecçao de proteses..
      Procure um dentista e exponha seu caso, com certeza ele conseguirá lhe esclarecer todas as suas dúvidas após um bom exame clinico e talvez radiográfico.
      att
      Equipe Redação.

  • 22 de outubro de 2011 - 1:49 am | Permalink

    ola, sou ana paula eu tivi um acidente com o meu dente da frete ele quebrou e fiquei banguela e n gosto de rir apesas de te perdido so um dente da frente,so tenho 15 anos isso aconteceu a 1 ano atras, meu sonho e fazer um tratamento nos dentes o mais rapido possivel,mais o problema esta nas condiçoes n tenho condiçoes queria muito realizar esse sonho,isso me atrapalha ate nos estudos,sou otima aluna mais agora estou mal.queria um implante doado,quem podesse me doar eu ficaria feliz e bastante cotente.

  • maria elizabete ferreira da silva
    29 de dezembro de 2011 - 2:15 pm | Permalink

    Boa tarde! eu tenho problema de gengivite perdi vários dentes,alguns meses atrás foram ficando mole,procurei dentista e, ele extraiu 12 dentes, estou com medo de fazer implante e não funcionar e perder o dinheiro, como posso fazer para quer o dentitsa me dê garantia? por que o processo é demorado

  • julio teixeira abreu
    8 de junho de 2012 - 9:31 pm | Permalink

    falto 5 dentes na frente
    , posso fazer a cirurgia ortognatica e depois fazer os implantes???

  • Diego
    4 de julho de 2012 - 12:43 am | Permalink

    Sofro com prótese desde os 12 anos, sonho com o implante perdi 4 dentes na parte superior e a prótese me imcomoda demais, por favor se alguém souber quando o SUS vai oferecer esse serviço entre em contato comigo pelo meu email (diego_cs_2@yahoo.com.br) agradeço de coração e que Deus te abençoe mais ainda.

  • francisco
    18 de setembro de 2012 - 4:51 pm | Permalink

    Olá tudo bem? tenhos disfunção na atm(comprovada por exames) e tenho 18 anos.Não sinto dores, muito menos dificuldades em abrir a boca.Tinha um pequeno incomodo com os estalos nas articulações ,mas logo desapareceram quando parei de MASCAR CHICLETES.Minha principal queixa é O ZUMBIDO.Sou musico, as vezes tenho a sensação de que vou perder a audição por causa desse problema.Preciso de ensaios e esta quase impossivel de realizar, pelo fato do barulho, e que esse zumbido fica aparente em ambientes externos quando fico exposto a sons muito altos.Uma dentista arrancou meus 2 primeiros molares a 4 anos atras e meu bucomaxilo disse que isso ocasionou a disfunção alem do fator estress.Gostaria de saber se eu colocar um aparelho vou ficar melhor ou colocar proteses.Dormir sem um ventilador ligado ou algo fazendo ruidos é quase IMPOSSIVEL.O zumbido é fraco,mas é infernal.Espero resposta.Obrigado.

  • Aparecida
    7 de fevereiro de 2013 - 11:18 pm | Permalink

    Tenho 50 anos. aos 24 foram extraidos 7 dentes , sendo 3 na parte superior e 4 na parte inferior.Agora, tem uma semana que estou com uma queimação tipo uma leve dor , incômoda, na parte atras do ouvido, no pescoço perto da garganta por dentro, na mandíbula inferior do lado direito.Gostaria de saber , se esta dor esta relacionada a falta de dentes.

  • maria clara
    3 de abril de 2013 - 8:14 pm | Permalink

    Boa noite,
    TEnho sentido pressão no ouvido direito e muitas tonturas, já fui ao otorrino e ele me falou q o problema é causado pela falta de dentes, uso protese superior há muitos anos e na parte inferior falta apenas dois dentes , eu não usava protese inferior , coloquei agora há um mes atrás, porém ainda sinto as tonturas e a pressão no ouvido, como também enjoo e acordo cansada. O protético me falou q são sintomas de ATM, gostaria de saber se agora q coloquei as proteses certas se poderei corrigir ou terei q me submeter a cirurgia.

  • neto
    30 de junho de 2013 - 1:18 am | Permalink

    Ola,tenho 35anos e ha mais de 15 anos q faltam dois dentes na parte inferior lado esquerdo e direito mas nunca usei protese alguma e quando eu abro a boca percebo um pequeno desvio do maxilar e pequenos estalos, e gostaria de saber se isso pode tambem influenciar no ronco e pressao craniana e outros sintomas possiveis.
    Desde ja agradeco!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Close