Monthly Archives: março 2012

Dicas Implantes Dentários

Implantes dentários: Suas dúvidas e respostas Parte 2

Dando continuidade ao primeiro post (clique aqui e leia), mais algumas duvidas frequentes e suas respostas:

11. O tratamento com implante dentário é superior às próteses convencionais?

 

Fig.1- Próteses Unitárias sobre Implante

São superiores as outras categorias de prótese. Proporciona uma retenção fixa à prótese, diferente das Próteses Parciais Removíveis (dentaduras e pontes móveis) e possibilitam peças de menor extensão sem o comprometimento de dentes vizinhos a perda muitas vezes integros, como acontece às Próteses Parciais Fixas (pontes fixas).

12. Quais as contra indicações para a colocação do implante?

 Pacientes que apresentem hipertensão não controlada, diabetes tipo 1 e 2 não controladas, problemas de hemostasia (coagulação) e problemas do sistema imunológico não são indicados para a colocação do implante dentário até que estejam controladas. Osteoporose a princípio não é fator de contra-indicação.

13. Sou fumante, posso colocar implante?

 Fumantes apresentam diminuição na vascularização e o aporte sanguíneo à gengiva, ao osso que circunda os dentes e à mucosa oral. Afeta o processo de osteointegração (formação óssea à superficie do implante dentário), diminuindo a possibilidade de sucesso do implante. O ideal seria a suspensão total do uso do cigarro antes de se submeter a instalação do implante dental. read more »

Dicas Implantes Dentários

Implantes dentários: Suas Dúvidas e Respostas Parte 1

 A perda de um dente pode ser bastante traumática para o paciente e causar inúmeros problemas estéticos e mastigatórios. A solução mais divulgada hoje em dia para esse problema é a reabilitação dessa perda através de implantes dentários. Afinal, o que seria esse implante dentário. Algumas perguntas mais frequentes e suas respostas apresentadas neste artigo podem diminuir as dúvidas em relação a esse tratamento.

1- O que são Implantes dentários?
São artefatos artificiais normalmente compostos por ligas de titânio (o que o torna biocompatível) de formato cônico ou cilíndrico apresentando espiras semelhantes a roscas de parafusos. Os implantes atuais tambem possuem um tratamento especial em sua superficie com o objetivo de acelerar a formação óssea em sua superfície quando instalado.
2- Para que serve um implante dentário?
O implante apareceu justamente como opção para recolocação dos dentes perdidos. Na verdade, o implante, depois que instalado, se torna o meio de retenção para diferentes peças protéticas, sendo coroas ou pontes fixas de porcelanas ou próteses totais em densdentados.
3- Quais são as Vantagens do implante dental?
Dentre as outras opções de substituição de dentes perdidos, como pontes fixas ou pontes removíveis o implante dental é a melhor escolha, tanto na sua durabilidade como no seu resultado final. Evita o desgaste e eventuais tratamento de canal de dentes muitas vezes saudáveis necessárias para a instalação de pontes fixas e proporciona uma retenção fixa muito superior as pontes removíveis. read more »

Close