Monthly Archives: março 2011

Noticias

Procura por implantes dentários cresce no Brasil

Com pelo menos 60% da população sem a arcada dentária completa, o mercado de implantes encontrou grande demanda no Brasil e espaço para crescer. Ao longo dos últimos anos o processo foi nacionalizado e diversas empresas do setor criaram filiais no Brasil, o que contribuiu para que o País se tornasse o terceiro maior mercado de implantes dentários no mundo. As informações são do implantodontista e professor de Cirurgia e Prótese da Universidade Metodista de São Paulo, José Paulo dos Reis. read more »

Noticias

Qualidade de vida na terceira idade está relacionada com saúde bucal

Até mesmo doenças estomacais podem estar relacionadas à falta de dentes, alerta especialista da Simplan Implante Dentário
Já se foi o tempo que ultrapassar os sessenta anos era sinônimo de uma vida inativa. Hoje, a terceira idade marca presença em

Sorrindo na 3º idade
Qualidade de vida na 3º idade e saude Bucal

todos os cantos da cidade em diversas atividades. A aposentadoria e/ou saída de casa dos filhos crescidos dão o espaço que esses milhões de brasileiros precisavam para se cuidar cada vez mais e prolongar os anos de vida. Pessoas com mais de 60 anos tem uma vida extremamente ativa, viajando para Miami e outros lugares para curtir as férias em grande estilo.

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a expectativa de vida dos brasileiros saltou de 69 para 72 anos em 10 anos.
Mas como viver mais e com qualidade de vida? Um bom começo é cuidar da saúde física e mental, mas sem esquecer dos cuidados odontológicos. De acordo com o cirurgião-dentista e diretor técnico da Simplan Implante Dentário, Dr. Gabriel Lembo, os idosos, frequentemente, apresentam doenças gengivais, têm cáries e problemas nas raízes dos dentes. E, não raro, ausência total ou parcial dos dentes, o que causa desconforto estético e também prejudica o organismo como um todo.
“Para fugir das cáries e doenças gengivais, a melhor medida é visitar regularmente o dentista, utilizar creme dental com flúor e fio dental a cada refeição e, principalmente, evitar consumo excessivo de alimentos ricos em açucares, além do tabaco. Esses cuidados certamente prolongam a vida dos dentes naturais e evitam uma possível perda de um ou mais dentes”, diz o especialista em implantes.
E se as perdas já aconteceram, a melhor medida é repor os dentes, pois, de acordo com o Dr. Gabriel Lembo, cada dente possui uma função especifica e a falta de um ou mais prejudica a mastigação e a digestão, já que os alimentos não chegam devidamente triturados ao estômago, além de ocasionar outros problemas de saúde. “Poucos imaginam, mas doenças estomacais podem estar relacionadas à falta de dentes”, afirma.
Hoje, para a reposição dos dentes existem opções, que fogem das velhas conhecidas próteses removíveis, popularmente conhecidas como dentaduras: são os implantes dentários (com prótese fixa), que facilitam a vida do paciente na hora da higienização e não têm contra-indicação. “Os implantes podem ser colocados em pacientes cardíacos ou diabéticos. Mas é importante dizer que cada caso deve ser analisado individualmente. A higienização é similar aos dentes naturais: escovação e uso de fio dental após as refeições. É uma vida normal, com boa mastigação e confiança no sorriso”.
O procedimento, consiste na colocação de pinos de titânio na gengiva, que são fixados no osso maxilar ou mandibular no lugar da raiz dos dentes perdidos. Em seguida é instalada uma coroa dentária ou uma prótese de vários dentes, conforme a necessidade do paciente, posicionadas assim no lugar dos dentes naturais.

Cientificos

Falhas em implantes dentários relacionadas com o bruxismo

Neste artigo publicado originalmente no Innovations Implant Journal os autores discutem a falhas em implantes dentários que podem ser ocasionadas pelo bruxismo.

Leia o resumo do artigo e no fim , você poderá fazer o download em PDF ( necessário adobe reader)

Título Original:Falhas em implantes dentários e bruxismo: revisão de literatura

Dental implant failures and bruxism: literature review

Egmont Azevedo das Chagas, Juliana Stuginski-Barbosa, Ronaldo Antônio Leite, Frederico Bordini Chaves Faleiros, Ricardo de Oliveira Bozzo

Resumo

Falhas no tratamento com implantes dentários podem ocorrer quando este não seguir um correto planejamento tanto cirúrgico quanto protético. Perda óssea progressiva ao redor de implantes ósseointegrados é um dos fatores mais discutidos com relação às falhas de tratamento reabilitador. Uma das hipóteses debatida para esta perda é aquela provocada por aumento de tensões funcionais e/ou parafuncionais sobre as próteses sobre implantes. O objetivo deste artigo fora rever um dos fatores que deve ser considerado na elaboração do plano de tratamento, o bruxismo do sono. read more »

Noticias

Estamos no Twitter

Se quiser ficar informado em primeira mão de tudo que for publicado por aqui , siga-nos no twiiter @soimplantes.

So implantes no Twitter
Só implantes no Twitter

Um forte abraço e esperamos você também no twitter.

Equipe do Só Implantes Dentários

Cientificos

Conhecimento da Anatomia radiografica como fator de sucesso em implantes dentários

Neste artigo publicado originalmente no Innovations Implant Journal os autores discutem a a importancia do conhecimento da anatomia radiográfica do canal mandibular bem como suas variações.

Neste estudo avaliamos a prevalência das diferentes variações anatômicas do canal mandibular e a visualização do forame mentual em radiografias panorâmicas, utilizando a classificação proposta por Nortjé. Em relação aos canais bífidos, utilizamos a classificação proposta por Langlais. A amostra foi composta por 915 radiografias, sendo 583 de mulheres e 332 de homens, brancos e negros. Para a descrição das proporções foi utilizado Intervalo de Confiança a 95%. Para comparação das proporções entre grupos foi utilizado o teste do qui-quadrado, sendo adotado nível de significância de 5% (p < 0,05). As diferenças morfológicas do canal mandibular não foram influenciadas pelo sexo e nem pela etnia, na amostra estudada; quando comparamos a amostra estudada com amostras obtidas por outros autores, houve diferença. Em relação à altura do canal mandibular, a maior ocorrência foi do Tipo 2 em mulheres e do Tipo 4 em homens; a menor ocorrência foi pra o Tipo 3 em ambos os sexos; para os canais que apresentaram bifurcação o Tipo 0 foi mais prevalente em ambos os sexos. A curva mesial do canal mandibular estava presente na maioria das radiografias interpretadas, porém essa diferença não é estatisticamente significante; o forame mentual não pode ser visualizado em 0,4% das radiografias, todas de homens.

Abstract

In this study, the prevalence of the different anatomical variations of the mandibular canal and the view of the mental foramen in panoramic radiographs, using the classification proposed by Nortjé was evaluated. Regarding channels bifid, we use the classification proposed by Langlais. The sample comprised 915 radiographs, 583 were women and 332 men, whites and blacks. For the description of proportions was used Confidence Interval 95%. For comparison of proportions between groups was used the chi-square, with the level of significance of 5% (p < 0.05). The morphological differences of the mandibular canal were not influenced by gender or by ethnicity, the sample studied, when comparing the sample with samples obtained by other authors, there were differences, relative to the height of the mandibular canal, the most prevalent was the Type II in women and Type IV in males and the lowest prevalence was for Type III in both sexes, for the channels that showed the bifurcation Type 0 was more prevalent in both sexes; curve mesial of the mandibular canal was present in most interpreted the radiographs, but this difference was not statistically significant, the mental foramen can not be viewed in 0.4% of the radiographs, all men.

Palavras-chave

Radiografia panorâmica. Nervo mandibular. Mandíbula.

Key words

Radiography panoramic. Mandibular nerve. Mandible.

Baixar o artigo em PDFDownload em formato PDF

Fonte: http://www.innovationsjournal.com.br/artigo/114

Cientificos

O Fumo e a perda óssea na região de implantes dentais

Neste artigo publicado originalmente no Innovations Implant Journal os autores discutem a perigosa relação entre fumo e implantes dentarios. Pacientes tabagistas correm mais riscos no pós operatório, podendo acasionar problemas de perda óssea na região peri-implantar.

Título Original do Artigo :Tabagismo e a perda óssea peri-implantar

Tabaco habits on peri-implant bone loss

Autores: Ari Rogério Júnior, Orlando Viscardi Júnior, Soraia Hadad, Ilan Weinfeld

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir de maneira enfática, a partir de revisões literárias nas mais diversas áreas diretamente relacionadas à saúde, a importância que os cirurgiões-dentistas, em todas as disciplinas da odontologia, devem se preocupar no tratamento de pacientes tabagistas, por se tratar de um fator prejudicial desde uma mais comum reavaliação e manutenção dentária até a cicatrização de cirurgias extensas e reconstrutivas. As interferências e intercorrências odontológicas causadas pelo hábito de fumar aqui descritas, relacionam não somente o prejuízo das mais de quatro mil substancias encontrada no cigarro, mas também o calor que este produz e que podem causas prejuízos irreparáveis na associação de intervenções cirúrgicas odontológicas.

Abstract

The objective of this article is to emphatically explain, based on published studies in the most diverse areas of health, the reasons why all dental surgeons and professionals in all dental specialties should give the maximum importance and concerns to patients addicted to tobacco. Because it is a detrimental factor, from the most routine checkup and the filling of a cavity, to the healing process after a major surgery or a reconstructive surgery. The interferences and interactions listed here, caused by the smoking habit, are not only related to the damage caused by the more than four thousand substances found in a cigarette, but also by the heat in the mouth which can cause irreparable damage in association with a dental surgery.

Palavras-chave

Doenças periodontais. Tabagismo. Cirurgia bucal.

Key words

Periodontal diseases. Smoking. Surgery, oral.

Baixar o artigo em PDFDownload em formato PDF

Fonte: http://www.innovationsjournal.com.br/artigo/98 fumo e perda ossea

Cientificos

Utilização de mini implantes de função imediata em ortodontia

Neste artigo publicado originalmente no Innovations Implant Journal os autores discutem alternativas para a utilização de mini implantes de ancoragem para tracionamento ortodôntico.

Título Original do Artigo : Implante unitário em função imediata – relato de caso clínico

Single tooth replacement in immediate functional – case report

Autores:Paulo Vicente Barbosa da Rocha, Larissa Marques de S. Castro, Luis Rogério Duarte, Márcio Marchionni, Miguel Setúbal

Resumo

Atualmente, a Ortodontia dispõe de alternativas de ancoragem por meio de implantes osseointegráveis, microparafusos ou miniplacas que conferem uma ancoragem absoluta, com uma aparatologia mais confortável e estética

Mini Implantes em ortodontia
Utilização de Mini Implantes

para o usuário. O paciente portador de aparelho fixo apresenta um maior risco à cárie e à doença periodontal, imposto pela própria aparelhagem ortodôntica. Soma-se a isso à presença de mecanismos intraorais de ancoragem, o que aumenta a sua susceptibilidade à patologia peri-implantar. Esses fatores associados ditam, portanto, a necessidade de cuidados individualizados na busca da manutenção da saúde periodontal e peri-implantar bem como a integridade dentária. Neste artigo, os autores propõem estratégias de monitoramento e manutenção para o paciente ortodôntico portador de microparafusos, respeitando as suas peculiaridades e buscando tratá-lo de forma efetiva e personalizada.

Abstract

Historically, the main concern of orthodontics was correctly positioned teeth with favorable occlusal contacts. However, more recently, the multidisciplinary focus of dentistry as a whole has widened orthodontics’ field of action, promoting the development of relationships with other dental specialties to obtain the best possible final results for patients. Currently, therefore, new alternatives for anchoring orthodontic appliances have become available such as osseointegrated implants, microscrews or miniplates. Besides providing absolute anchorage, these appliances are more comfortable and produce better esthetic results. Those patients receiving these appliances have a greater risk for cavities and periodontal disease. Furthermore, the presence of intra-oral anchorage appliances increases their susceptibility to peri-implantar pathologies. Thus, it becomes necessary to provide individualized care to promote tooth integrity, periodontal and periimplantar health. The aim of this paper is to propose strategies for the monitoring and maintenance of orthodontic patients treated with microscrews to provide absolute anchorage, taking into account their individual needs to provide effective and personalized treatment.

Palavras-chave

Implante unitário. Função imediata. Estabilidade primária.

Key words

Single tooth replacement. Immediate function. Primary stability.

Baixar o artigo em PDFDownload em formato PDF

Fonte:http://www.innovationsjournal.com.br/artigo/2 mini implantes

Close